Orientações para defesa

Conforme deliberado na 53ª Reunião do PPGCS em 30/05/2022, a partir desta data, as dissertações voltam a ser realizadas no formato presencial.

Orientações para agendamento e realização das defesas presenciais.

Documentos que o aluno deve enviar para agendar sua defesa

Modelo de dissertação do PPGCS. Aprovado na 53ª Reunião do PPGCS em 30/05/2022

***A redação e a formatação da dissertação devem obedecer as normas da ABNT.

Orientações para entrega da versão final da dissertação (após as correções pela banca examinadora e de acordo com o orientador)

Descrição dos Produtos Finais do PPGCS

Orientações gerais para a defesa:

Dentre as normas do Programa, para que o aluno esteja apto a agendar sua defesa de dissertação, e ainda, conforme consta no Regimento Interno do Programa, destaca-se os seguintes pré-requisitos:
 
–  O discente deve ter assistido à pelo menos 03 defesas de dissertação de outros colegas do PPGCS;
– Ter submetido e apresentado trabalhos científicos em eventos autorizados pela Comissão Coordenadora do PPGCS;
– Ter sido aprovado no exame de Inglês e encaminhado o comprovante para a secretaria do Programa, para validar o aproveitamento;
– Ter tido aproveitamento de 75% nas disciplinas do PPGCS e cumprido todas as disciplinas obrigatórias ( EFG 802 – Metodologia, MED 810 – Bioética e MED 897 – Seminários);
– Não ter obtido dois conceitos “N” em pesquisa, consecutivos ou não*;
– Elaborado e submetido um artigo em revista com qualis (A1 até A4) na área de Medicina I;
– Elaborado e executado um Produto Técnico vinculado a temática de seu projeto de pesquisa no mestrado;
– Demais informações podem ser encontradas no Regimento Interno, disponível na página do Programa, no link: https://ppgcs.ufv.br/regimento-interno/
– O prazo mínimo para que o aluno defenda sua dissertação é de doze meses e o máximo, 24 meses. O aluno que não cumprir com esse prazo, será automaticamente desligado do Programa, conforme consta no Regimento Interno.
 
*Parágrafo único do Regimento Interno do PPGCS: Os projetos de pesquisa dos estudantes candidatos ao título de Magister Scientiae deverão ser registrados no Sistema de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV (SisPPG) até o último dia de aula do 2º período letivo de sua admissão no PPGCS. I – O estudante que não atender ao prazo estipulado no parágrafo único obterá automaticamente o conceito “N” na disciplina Pesquisa. II – Se até o final do terceiro período letivo de sua admissão no PPGCS o estudante ainda não tiver registrado seu projeto no SisPPG, o mesmo obterá automaticamente outro conceito “N” na disciplina Pesquisa, acarretando no seu desligamento do programa. 
– Para saber se seu projeto está devidamente registrado, basta clicar na aba projeto de pesquisa“, no sistema academicopg. Em caso negativo, contactar seu orientador.
 
Antes da defesa (agendamento):
 
As orientações para o agendamento da defesa, estão disponível na página do Programa, no seguinte link: https://ppgcs.ufv.br/orientacoes-para-defesa-2/, devendo ser observadas as seguintes orientações:
 
– Após cumprido todos os requisitos supracitados e de posse de todos os documentos devidamente preenchidos e assinados, o discente deverá encaminhá-los à secretaria do Programa, por e-mail, para que seja agendada a sua defesa;
– Os membros da banca de dissertação devem ser definidos juntamente com o orientador;
– Quem insere os membros da banca de defesa no sistema academicopg é a secretaria, banca esta que deverá ser aprovada pelo orientador, pela Coordenação do Programa e pela PPG;
– Os documentos para o agendamento da defesa devem ser enviados com, no mínimo, 20 dias de antecedência;
– O discente deve fazer contato com a secretaria do Departamento de Medicina e Enfermagem para agendar o local onde será realizada sua defesa (ramais 5576 ou 5500).
 
No dia da defesa:
 
– O tempo para a apresentação da dissertação do mestrando é de 40 e 50 minutos;
– O tempo de fala de cada membro da banca, será estipulado pelo orientador;
– O discente, deverá chegar com antecedência ao local de defesa para testar os equipamentos necessários para sua apresentação. Quando houver necessidade de participação de algum membro da banca através de videoconferência, o discente deve gerar o link do G. Meet e encaminhar para este.
– O discente deverá providenciar água para os membros da banca;
– Caso o discente queira trazer lanche para a banca, este deve se organizar para que o mesmo seja servido, e ao final da defesa, deve-se deixar o ambiente limpo;
– Os formulários 7A ( ata de defesa) e o termo de publicação eletrônica da BBT, serão gerados pela secretaria no momento da defesa, devendo o orientador informar nesse momento, se houve ou não alteração no título. Após assinatura dos documentos da defesa, estes devem ser entregues para a secretaria fazer o devido encaminhamento à PPG e ao Acervo da BBT. A PPG informa que, após a assinatura dos documentos e envio para homologação da banca, não será possível solicitar alteração no título.
– O orientador e o estudante devem ficar atentos também à composição da comissão orientadora (orientador e coorientadores). Após a defesa, também não é permitido inserir ou excluir coorientadores. Para visualizar os membros da comissão orientadora, basta acessar, no academicopg, a aba “Comissão Orientadora aprovada”.
 
Pós defesa:
 
– Tendo sido aprovado pela banca examinadora, o aluno deve proceder com as correções sugeridas pela banca e depositar a versão final de sua dissertação no academicopg. Recomendamos a leitura do material elaborado pela PPG e o tutorial, de como fazer esse depósito, através do link: https://ppg.ufv.br/dissertacoes-e-teses/
– Técnicos e servidores da UFV, tem prazo para a entrega da versão final da dissertação em 60 dias, demais estudantes, têm prazo de 90 dias. Decorrido esse prazo, o discente deverá entrar no sistema academicopg e gerar a GRU, referente a multa por atraso para conseguir finalizar a entrega da versão final. As orientações de como proceder com o recolhimento da GRU, também está disponível no link: https://ppg.ufv.br/dissertacoes-e-teses/
– Solicitamos ao discente que, ao fazer a devida entrega da versão final de sua dissertação no academicopg, que encaminhe para a secretaria, através deste e-mail, o arquivo da versão final da dissertação e do produto técnico (que pode também ter sofrido ajustes sugeridos pela banca).
 
Quaisquer outras dúvidas que não estão contempladas nessas diretrizes, no Regimento Interno, nem tão pouco nos materiais divulgados na página do PPGCS, podem ser encaminhadas para o e-mail: cienciasdasaude@ufv.br.
 


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