Histórico
O Curso de Mestrado Profissional em Ciências da Saúde, oferecido pelo Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2015 e teve a sua primeira turma iniciando as atividades em agosto de 2016. Tem como ênfase a geração de produtos que possam auxiliar na solução de problemas relacionados à saúde dos indivíduos sob as diferentes perspectivas presentes, numa abordagem interdisciplinar. O curso integra em um único programa docentes de diferentes áreas – Medicina, Enfermagem, Farmácia, Bioquímica – com trajetórias profissionais e de pesquisa em diversos campos do conhecimento. Apesar de esses docentes constituírem olhares distintos para os fenômenos estudados possuem, em contrapartida, um caráter de convergência, permissível para que a ótica da integralidade seja alcançada por aqueles que almejarem a inserção no Mestrado Profissional na área de Ciências da Saúde.
O curso tem como meta fomentar a qualificação de profissionais que possam contribuir para melhores práticas de promoção da saúde, prevenção de agravos e tratamento de doenças, bem como realizar estudos numa abordagem interdisciplinar e translacional, buscando a conversão de conhecimentos gerados a partir de estudos de prevalência, incidência, de morbimortalidade, de fatores de risco e dos mecanismos celulares, moleculares, clínicos e cirúrgicos envolvidos na etiologia e fisiopatologia das doenças transmissíveis e não transmissíveis em soluções eficazes para o tratamento de doenças.
As duas linhas de pesquisa do curso – (1) Saúde pública e cuidados em saúde e (2) Fisiopatologia e reabilitação da saúde – e as disciplinas oferecidas pelo programa são elementos importantes para o aprimoramento teórico-prático, permitindo a formação de profissionais bem qualificados para atuar no mercado de trabalho com melhor articulação entre ensino-serviço-comunidade, essencial ao aprimoramento do sistema de saúde da região.
O Departamento de Medicina e Enfermagem tem realizado aproximações sucessivas e constantes com os gestores dos serviços de saúde em nível local e regional, como forma de oferecer parcerias e contribuir nos movimentos de consolidação e melhoria do sistema de saúde. O curso de Mestrado Profissional em Ciências da Saúde se insere neste contexto geral de ações, justificando-se pelas dificuldades da região em estabelecer políticas e estratégias que atuem na formação qualificada de recursos humanos que contribuam na rede de cuidado estruturada e que também possam atuar de maneira significativa na formação de novos profissionais. A articulação dessas questões terá impacto direto nos indicadores de saúde e na qualidade de vida da população. O curso está em sintonia com os objetivos de expansão, consolidação e qualificação das ações do SUS, conforme diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil. A proposta vem ao encontro de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, e que prevê, entre outros, o aperfeiçoamento da formação de profissionais para atuação nas políticas públicas de saúde do País e principalmente na região de saúde no qual se insere a UFV.