Informativo

UFV pesquisa repercussões da infodemia sobre Covid-19 na saúde mental de idosos e disponibiliza formulário para voluntários

A UFV, por meio dos departamentos de Medicina e Enfermagem (DEM) e de Nutrição e Saúde (DNS), junto com outras universidades brasileiras e estrangeiras, está realizando uma pesquisa a respeito da infodemia sobre a Covid-19 e suas repercussões na saúde mental dos idosos.

Na atual etapa da investigação, os pesquisadores disponibilizaram um formulário on-line para que pessoas com 60 anos de idade ou mais contem como estão se sentindo, o que estão pensando e o que têm feito diante do grande número de informações sobre a doença divulgadas. Os interessados em conhecer e colaborar voluntariamente com a iniciativa devem acessar este link.

Entre as pretensões da pesquisa está a contribuição com os conhecimentos relacionados à infodemia sobre a Covid-19 – difusão volumosa e veloz de informações, algumas vezes incorretas e produzidas por fontes não verificadas ou pouco confiáveis, que pode provocar desinformação, insegurança, estresse e pânico – e suas repercussões na saúde mental das pessoas idosas, que formam o principal grupo de risco para a doença, devido à vulnerabilidade à contaminação e à suscetibilidade de agravamento de quadros clínicos. A partir disto, a investigação também poderá contribuir com o sistema de saúde.O estudo Infodemia de Covid-19 e suas repercussões sobre a saúde mental de idosos: estudo multicêntrico Brasil/Portugal/Espanha/Itália/Chile é coordenado pelo professor da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora Ricardo Bezerra Cavalcante.

Na UFV, estão à frente dele os professores Deíse Moura de Oliveira, Érica Toledo de Mendonça e Tiago Ricardo Moreira, do DEM, e Andréia Queiroz Ribeiro, do DNS. Em Viçosa, a iniciativa ainda conta com o apoio do Grupo de Estudo Interdisciplinar em Saúde (Geis), Grupo de Estudos e Práticas sobre Envelhecimento, Nutrição e Saúde (Greens) e do Grupo de Práticas e Pesquisa em Saúde Coletiva (Gruppesc).Outros detalhes podem ser obtidos e dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails disponibilizados em https://bit.ly/3aEAB8Q.

Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Departamento de Medicina e Enfermagem