Informativo

Chamadas do CNPq e Ministério da Saúde apoiam projetos sobre doenças crônicas não transmissíveis e terapias avançadas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Saúde, está com três chamadas abertas para pesquisas em saúde, em um investimento total de R$ 62 milhões.

Os recursos estão previstos para chamadas de apoio a projetos sobre doenças crônicas não transmissíveis e plataformas inovadoras em terapias avançadas. As informações sobre cada uma delas podem ser conferidas abaixo.

Terapias avançadas

A Chamada Plataformas Inovadoras Em Terapias Avançadas disponibilizará R$ 47,2 milhões para financiar pesquisas no desenvolvimento de tecnologia nacional em terapia celular, terapia gênica e tecido artificial, áreas de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS).

Tais terapias têm como objetivos tratar, prevenir ou até mesmo diagnosticar uma doença e representam uma promessa terapêutica para enfermidades complexas e sem alternativas médicas disponíveis.

As propostas poderão ser apresentadas até o dia 17 de setembro e o resultado final será divulgado até 30 de novembro.

Doenças Crônicas

Há duas chamadas em aberto para formação e pesquisa em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) e fatores de risco associados. Juntas, somam R$ 15 milhões em investimento. As DCNTs compreendem doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e obesidade.

Para ambas, o prazo de submissão de propostas é até 18 de setembro, com resultado final previsto para 30 de novembro.

A Chamada Formação em doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco associados, com R$ 10 milhões previstos, pretende apoiar projetos que integrem atividades de pesquisa, extensão e formação de gestores e profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) para organização e qualificação do cuidado às pessoas com DCNT e a abordagem dos fatores de risco, como alimentação inadequada, tabagismo e inatividade física. Além disso, busca projetos que avaliem os efeitos da formação na reorganização do processo de trabalho das equipes, desenvolvidos em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde.

As iniciativas devem contemplar, obrigatoriamente, quatros eixos: Análise diagnóstica; Formação; Avaliação; e Difusão e tradução do conhecimento.Já a Chamada Pesquisa em Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Fatores de Risco Associados prevê a destinação de um total de R$ 5 milhões para projetos de pesquisa sobre DCNTs e seus fatores de risco associados com foco nas ações realizadas na APS do SUS, que contribuam para o avanço do conhecimento, formação de recursos humanos, geração de produtos e processos para aprimoramento da atenção primária. Pretende ainda subsidiar a formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira.

Os projetos devem estar relacionados a uma das 11 linhas de pesquisa previstas, divididas em três Eixos: Estratégias efetivas na APS (diabete mellitus, hipertensão arterial sistêmica e obesidade); Avaliação de programas na APS (tabagismo e academia da saúde) e Fatores associados às doenças crônicas não transmissíveis (prática de atividade física).Mais detalhes estão disponíveis no site do CNPq.

Fonte: https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=32952&link=corpo

1Leila OliveiraCurtirComentarCompartilhar